MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Teatro Educativo: Dona Maria e a bicharada no combate ao Aedes Aegypti

27/02/2019

 

O que você faria se soubesse que seu cãozinho ficou doente por causa do mosquito da Dengue? Essa é a mesma pergunta feita à Dona Maria, na peça teatral do Grupo Agente em Cena, do setor de Controle de Zoonoses, da Secretária Municipal de Saúde-SUS/Contagem. A peça foi apresentada neste dia 27 no auditório do Colégio Novos Tempos em duas sessões manhã e tarde.

 

A apresentação educativa fez o maior sucesso entre os estudantes que ficaram conhecendo a história de Dona Maria. Uma mulher simples, mãe da Branca de Neve. Ela tem dois cachorros (o vira-lata Totó e a cadelinha de raça, Milu) e a gata Mimi. Dona Maria é uma catadora de materiais reciclados, porém, mais por sobrevivência do que consciência ambiental. Dessa forma ela acumula no quintal de casa muitos objetos que encontram num dia de trabalho. Sem organização e limpeza alguma o ambiente se transforma no espaço ideal para a proliferação de insetos e bichos peçonhentos. E o que ela menos sabia é que, sem querer, transformou o quintal num criatório desses insetos e bichos, que fazem mal as pessoas ao serem transmissores de doenças, como a Dengue.

Nesse cenário, os bichos e animais que moram no local, a ratazana, o escorpião, o mosquito Aedes aegypti, a macaquinha Josefa, Totó, Mimi e Milu iniciam uma conversa para saber o destino de cada um, quando Dona Maria tomar conhecimento sobre os riscos que pode ter ao manter seu quintal sujo e poluído.

 

Segundo Jaqueline Anastácia, agente educadora de saúde, o principal objetivo do teatro é conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos de acumular lixo e entulho em casa. Jaqueline explica que dessa forma o teatro completa o trabalho desenvolvido pelos agentes de controle de endemias, que vão de casa em casa. “ Nosso propósito é mais de informar e fazer esse público tomar conhecimento sobre esses riscos de proliferação de vetores, além de ressaltar sobre o controle de zoonoses que deve ser feito para evitar epidemias e doenças”, e completa: “é atuar no campo da prevenção, mesmo, utilizando a parte lúdica para que todos possamos ter mais saúde, qualidade de vida e um meio ambiente equilibrado”, colocou Jaqueline Anastácia.

 

O teatro de conscientização já é realizado pelo grupo Agentes em Cena, há 13 anos, porém, a três anos o projeto ganhou mais fôlego e mais reconhecimento, principalmente, da sociedade civil, que viu a importância do trabalho dos agentes educadores na promoção e conscientização da prevenção. Jaqueline ressalta que a iniciativa é do SUS/Contagem e atende todos os públicos interessados na prevenção dessas doenças. O grupo aceita convites para se apresentar em escolas, empresas, eventos, associações, igrejas e outros locais. O contato para mais informações é pelo telefone da Zoonoses de Contagem 3351-3722 ou pelo e-mail do grupo: agenteemcenacontagem@gmail.com

 

Peça: Dona Maria e a bicharada

Duração: 30 a 40 minutos

Classificação Livre

Elenco: Dona Maria (Jucilene Sontas), Cadela Milu (Alexandra Souza), Cão Totó (Gerusa Menezes), Macaquinha Josefa (Patrícia Soares), Ratazana (Simone Bispo), Escorpião (Jaqueline Anastácia), Aedes aegypti (Luizsa Marillac) e a Gatinha Mimi (Ana Paula)

Clique aqui e veja mais fotos

 


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web