MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Estudantes revivem revoluções do passado no presente do país

03/04/2018

 

O que a Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Coluna Prestes e Cangaço tem em comum?

 

O período conhecido como República Oligárquica do Brasil, que se passou no fim da República Velha ao início da Era Vargas (1894-1930). A principal característica desse momento está na elite que domina o poder político e econômico nesse período, e também da nome ao momento – as oligarquias. Essa parte da história brasileira, também, é fundamental para entendermos algumas características politico-econômico de nosso povo. Vale muito a pena fazer essa revisão em casa. E redescobrir um Brasil, que faz o Brasil de hoje.

 

Ontem e Hoje

 

Opiniões, a parte, importa é que o conhecimento foi aplicado e ministrado pelo professor de História, Joubert Cordeiro, aos estudantes do 9º ano C, que tiveram que apresentar os trabalhos sobre as revoltas populares realizadas neste período: Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Coluna Prestes e Cangaço.

No entanto, a proposta do exercício foi relacionar essas grandes rebeliões com movimentos sociais e manifestações de resistência social contemporâneas. Co-relacionar alguns fatos do passado com o presente, nos remete a certeza de que nosso DNA histórico ainda está preso a um passado muito presente.

Assim, por meio das apresentações, onde os grupos puderam incluir aspectos lúdicos, os alunos foram orientados a identificarem os continuísmos na nossa história, em busca de uma maior compreensão no que tange as raízes de nossos problemas sociais, políticos, econômicos e culturais. Segundo o professor o resultado foi muito positivo.

 

Clique e veja mais fotos sobre esse trabalho

 


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web