MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

# Blog do Novos Tempos

Colégio Novos Tempos

O que é o spinner?

Essa pergunta está correndo bem as rodas de amigos e com muita pertinência, afinal, o spinner já ganhou o gosto de crianças e adolescentes. O nome oficial é fidget spinner, porém, é mais conhecido com o brinquedo hand spinner. O equipamento que tem como base um rolamento no eixo central fixo com três lados giratórios é originalmente, segundo sites de curiosidades, criado para crianças e adolescentes que foram diagnosticados com dificuldade de se concentrar, ansiosas ou inquietas e até mesmo para as pessoas acometidas pelo Transtorno de Atenção (TDA)- autismo.

Qual sua função?

O spinner age como um mecanismo de liberação de energia nervosa ou estresse. Assim, o brinquedo caiu no gosto da galera. No entanto, o spinner não é nenhuma novidade na sociedade. O giratório foi inventado em 1990 e retornou, agora, em 2017 com muita popularidade, principalmente, com videos pela internet. Os brinquedos ganharam uma repaginada e vários modelos, cores e estilos.

Distração

O spinner começou a ser usado pelas crianças durante atividades escolares, o que muitas instituições adotou como proibição o uso do brinquedo em suas dependências, pois estaria aumentando a distração dos alunos em relação as aulas. Decisão,no mínimo, questionadora ao motivo da proibição, afinal, o equipamento foi criado justamente para reduzir esse deficit de atenção e aumentar a concentração. Outras escolas permitem que os spinners sejam usados discretamente e durante os intervalos.

Cuidado

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), porém, ele não deve ser usado por crianças menores de 6 anos, por conter peças que podem ser engolidas. O Instituto pede ainda que os pais prestem atenção se as embalagens têm o selo do Inmetro, já que o spinner passou a ser alvo de fiscalização recentemente. Fidget spinners são utilizados com a intenção de aliviar estresse. Um exemplar básico do brinquedo contém dois ou três pinos com um rolamento no centro. O indivídio então segura o spinner pelo centro, enquanto o centro faz os pinos girarem.

Modelos podem variar dependendo do material usado para fazê-lo, podendo até produzir barulhos, tempos de rotação diferentes e tipos de vibração.

Ajuda

As alegações a respeito de ajudar crianças com necessidades especiais já levantou muita discussão. Apesar de, segundo o Daily Mail, alguns professores terem notado diferenças nas crianças com autismo ao usar o brinquedo, não há estudos o suficiente que garanta que ele realmente tenha um efeito na saúde mensal dos usuários.

Aprovado por YouTubers

A atual popularidade dos fidget spinners se dá, também, por causa do “apoio” de YouTubers. Basta digitar “fidget spinner” na barra de pesquisa que milhares de vídeos mostram pessoas testando manobras, tentando um “faça você mesmo” do brinquedo e até gente tentando cachear os cabelos com eles. Vídeos de manobras com o spinner também são comuns.


Não é à toa que o brinquedo está sendo tão procurado, alguns YouTubers chegaram até a lançar modelos próprios do spinner, com a marca do canal. Mesmo assim, ainda não é raro ver pessoas andando por aí girando spinners pelas ruas. É possível encontrar fidget spinners para comprar online com preço que variam de R$ 4 até R$ 55, dependendo do modelo e design do brinquedo.

Para você que ainda não tem um spinner teste suas habilidades virtualmente, aqui

http://ffffidget.com/

E alguns modelos você pode fazer em casa mesmo. Veja abaixo:

   

 

 

22/06/2017 08:06:51
« Anterior |  [1] Próximo »
INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web